domingo, 30 de novembro de 2008

Terceira semana de Estágio

Na terceira semana de estágio de regência surge vários dilemas decorrentes dos imprevistos de uma sala de aula. È inevitável que uma em uma sala
de aula , o professor depare com situações novas, com as quais ele não sabe o fazer, porque não há receitas. Mas os dilemas , como aborda Zabalza devem ser transformados em desafios.
É a partir dessas situações desafiadoras que devemos analisar nossas metodologias, conteúdos e postura em sala de aula para criar melhores condições de aprendizagem para os estudantes. Sabe-se que nem todos os estudantes se encontram nos mesmo níveis de aprendizagem, sendo assim alguns precisam de mais atenção que outros. Há ainda a necessidade de serem realizadas atividades de acordo com o nível de cada aprendiz .
Isso tudo se torna desafio para um educador que busca proporcionar o avanço da aprendizagem dos seus alunos. O educador comprometido com o aprendizado de todo o grupo precisa estar em constante busca, pesquisa e reflexão para então poder ter uma prática eficiente com resultados significativos em sala d aula.

domingo, 23 de novembro de 2008

4° SEMANA DE ESTÁGIO
A 4° semana de estágio já nos permitia saber um pouco sobre o que é ser professor na alfabetização e quais os principais desafios que um alfabetizador encontra para contribuir com a aprendizagem dos alunos. Percebemos que a alfabetização deve ser contextualizada. E o processo de aprendizagem da leitura e da escrita precisa acontecer a partir de algumas perguntas como: o que a criança sabe e o que deve ser ensinado. É importante saber como ensinar para que as crianças aprendam. É fundamental que o professor saiba como conduzir o processo de alfabetização. Não basta ter conteúdos, é necessário, que o professor, como mediador do processo esteja atento para cada nível que cada criança se encontra para proporcionar o avanço da aprendizagem do alfabetizando. Ao trazer as brincadeiras e a construção de brinquedos para a sala de aula percebemos que as crianças aumentavam seu interesse em participar das atividades. Isso mostra a importância de se trabalhar com temas que as crianças gostam. Acredito que isso faz com que a aprendizagem se torne significativa e prazerosa.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

2° SEMANA DE ESTÁGIO
O estagiar é sem dúvida momento de pesquisar, refletir sobre o ambiente da sala de aula, rever na prática as teorias e procurar vivenciar esse processo de maneira tranqüila e cheia de aprendizagem. Digo isso porque ao chegar no CAIC, escola de estágio, um dos meus maiores desafios era em relação à gestão. Mas, na prática nem foi tão complicado assim.
Estabelecemos uma rotina, com a qual crianças logo se acostumou. Começávamos a rotina com música, fazendo a chamada na rodinha, contávamos histórias e esclarecíamos sobre as tarefas que viriam a seguir, e esse esclarecimento é importante para os educandos. Nessa segunda semana já estávamos acostumadas com as crianças e elas conosco, assim já facilitava o nosso trabalho, porque já conhecíamos eles um pouco mais. Buscávamos observar seus comportamentos não de maneira isolada, mas analisando o contexto e observando a particularidade de cada aluno e ainda tentando estabelecer uma relação de afeto com cada um deles, pois pesquisas como de Gauthier revela que o afeto assim como o elogio exerce enorme influência no processo ensino-aprendizagem.